Conheça está História

Dose Supervisionada – Vínculo com o paciente


Ao retornar de férias em maio de 2013 fui informada pela enfermeira da minha equipe que havia um paciente da minha micro área com diagnostico de tuberculose. Segundo a irmã do paciente ele tinha um transtorno mental e não fazia o DOTS por não aceitar aproximação de estranhos. O tratamento estava sendo feito graças ao interesse da irmã que pegava a medicação na unidade e se responsabilizava pela administração da mesma diariamente. 

Este relato me deixou muito preocupada pois sabia que seu caso era grave, sendo importante estabelecer o vínculo com o paciente e sua família, para que desta forma pudéssemos efetivamente supervisionar o tratamento.

Como eu sabia que seria difícil ir sozinha, já que no meu primeiro contato com a família tive dificuldades para fazer o cadastramento e realizar as visitas domiciliares, solicitei a enfermeira Ana Lourdes da CAP 4.0 que me acompanhasse. Prontamente ela entendeu a minha necessidade e fomos visitar a família que parecia se sentir excluída da sociedade.  No dia da visita fomos recebidas pela irmã do paciente que relatou toda a história novamente. Pedimos para falar com o paciente, que a princípio ficou desconfiado. Me apresentei a ele, me  ofereci para ir a sua casa todos os dias para realização do DOTS  e expliquei que desta forma poderíamos cuidar dele e de toda sua família. Para nossa satisfação ele aceitou na mesma hora e conseguimos captar todos os familiares do seu convívio.  A partir deste momento imediatamente foi criado o vínculo.

Trouxemos todos para clínica para a realização dos exames necessários. Ele me disse a hora que acordava e eu passei a ir todos os dias para a realização do DOTS. Hoje depois de 5 meses nós temos um grande vínculo, o usuário confia em mim e sua família também. Nós conversamos todos os dias e algumas semanas atrás fiquei muito emocionada quando a mãe do usuário me disse:

“Minha filha você não sabe o quanto esse garoto gosta de você”

Ele a cada dia está melhor e eu fico feliz de ter feito parte dessa melhora, principalmente quando lembro dos momentos em que ele desanimou e eu estava ali para ajudá-lo.

Depoimento do usuário: "A Drª disse que provavelmente mês que vem eu terei alta, só não fique mais feliz porque você não vai vir aqui todos os dias"

Ouvir isso foi muito gratificante.

Esta estória foi escrita por uma de nossas ACS’s e esta página será atualizada no final do tratamento deste usuário, pediremos autorização de imagem ao usuário e sua família e caso esta seja concedida publicaremos uma bela foto do paciente curado e sua Agente Comunitária de Saúde.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Ludovia,s/ n° - Gardênia Azul

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2427-8852